terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cristaloterapia


O maior valor dos cristais está no poder do curador. Os seus efeitos medicinais são conhecidos desde há muito na preparação de tinturas, capacidade de aumentar os campos energéticos do corpo, na medida em que emitem vibrações para o nosso corpo, ou seja, intensificando nossas energias ou nos transmitindo efeitos benéficos ou curativos.

Os cristais formam-se em determinadas circunstâncias. Nas profundezas da crosta terrestre, gases superaquecidos e soluções ricas em minerais a temperaturas elevadíssimas que chegam através de fendas e fissuras.

Ao arrefecerem, os átomos que os constituem - que até ali se agitavam ao acaso, começam a combinar-se em ligações mais estáveis.

Os cristais crescem até que todos os átomos livres se alterem. Quando as soluções arrefecem mais pressão desce e outros elementos se combinam aparecendo outros tipos de cristais, (diamante, esmeralda e quartzo).

Os minerais mais duros formam-se a temperaturas e pressões mais altas. Os mais brandos cristalizam a temperaturas mais baixas (calcita, turquesa e a selenita).

Um cristal permanece inalterado milhares de anos ou pode passar por várias transformações tanto nos contornos como na forma, dissolvendo-se e voltando a cristalizar-se.

Qualquer força exterior como o calor, pressão, eletricidade ou luz, provocam modificações na estrutura interna dos cristais causando efeitos, até que se restabeleça uma estabilidade interna.

Existem cristais de várias qualidades e tonalidades, como não posso falar de todos, vou dar só alguns exemplos.
Cristal de Quartzo
Este cristal não tem cor, é transparente, é límpido e brilhante. Pode conter seções ou veios nublados por pequenas bolhas de água ou gás aprisionado no cristal. Um cristal tem sempre um prisma de seis lados com terminações piramidais. Além das seis facetas tem a parte de cima e a parte de baixo. Os seis pontos são análogos aos seis chakras da Natureza. A ponta é o sétimo chakra que nos liga à Natureza. Existem vários tipos de cristais de quartzo, as druzas (grupo de cristais com varias pontas), os de ponta simples, os biterminados (com duas pontas), pedaços de quartzo e quartzos polidos.
Olho de Tigre
É uma bela pedra dourada. É quartzo cristalizado, composto por sílica. Forma-se quando o quartzo substitui um mineral amiantino formando característicos jogos de luz através das fibras castanhas, amarelas, azuis e vermelhas. Possui uma energia que é prática, estável e estimulante. Repele o mau olhado e previne as doenças de olhos. Auxilia as pessoas a reconhecer os seus defeitos e a pensar com mais discernimento. É benéfico para uma maior compreensão espiritual. Ajuda-nos a ter coragem e força interior, dando-nos um grande sentido de responsabilidade. Derrota as forças negativas.
Ametista
É considerada uma pedra preciosa, cujas cores variam, entre o púrpura claro e o violeta. Este quartzo cristalino encontra-se entre as pedras deitadas pelos vulcões. Contém traços de ferro, o que lhe confere tons violáceos. A ametista é considerada uma pedra curativa. Favorece a serenidade de espírito, é um bom calmante para o sistema nervoso. É a melhor pedra para fazer meditação. Ao colocarmos a ametista sobre o chakra do coração, terceiro olho ou coronário entrará uma vibração de amor, equilíbrio e harmonia.
ônix
Pertence ao grupo das calcedônias ( quartzos microcristalinos ). É uma pedra de proteção. Exerce efeitos benéficos no sistema imunológico,e no pâncreas. Impede o corpo de ficar sem forças. Proporciona autocontrole e equilíbrio emocional.
Esmeralda
É a pedra mais rara e pertence ao grupo dos berilos (é composto por silicato de alumínio ). Restabelece a vesícula, alivía cólicas, dores de estômago, dores de cabeça, dores ligadas a artrites e reumatismo. Tem ação curativa nas doenças dos olhos, coração, fígado, rins e pâncreas. A esmeralda encarna a inteligência universal e restabelece o equilíbrio entre o físico e o emocional. Dá clareza, calma ao coração e às emoções.
Rubi
É um mineral muito duro de cor vermelha. Trabalha com as energias do centro do coração e a circulação dentro das anatomias sutis. Aumenta a hemoglobina, purifica o sangue, cicatriza às feridas, favorece a circulação e diminui os riscos de problemas cardíacos. Transborda energia. Representa a beleza da alma.
Quartzo Rosa
A sua cor é devido ao magnésio. É um poderoso libertador de emoções. Acalma e descontrai. Equilibra todos os excessos. Trata problemas de coração (físicos e emocionais ). É uma pedra importante para o chakra do coração, elimina traumas, que pesem na alma. Estimula as vibrações de amor universal e de serenidade interior. Ajuda-nos a compreender e resolver problemas de modo que o coração fique mais aberto ao amor.
*****************************************************************
Aline Santos é Jornalista,Terapeuta Holística,Taróloga, Cabalista, Professora, Educadora Patrimonial, Escritora, Palestrante, e Pesquisadora de Ciências Ocultas, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário